ESINF

Nossa Proposta

 

ESTUDO SISTEMATIZADO DOS INFORMATIVOS – ESINF


O ESINF, lançado em 1º de outubro de 2010, tem como objetivo auxiliar os profissionais da área jurídica e os candidatos a concursos públicos em geral na leitura e no estudo periódico dos informativos de jurisprudência dos Tribunais Superiores (STF, STJ, TSE, TST, TCU e CNJ).


A ideia do ESINF nasceu de dois amigos que já se utilizavam de um método sistemático para leitura e organização dos principais julgados do STF e STJ, pois, como é cediço de todos que atuam na área jurídica, nos últimos anos tem se observado que é cada vez mais crescente a necessidade e importância de acompanhar semanalmente a jurisprudência dos tribunais para se obter um desempenho mais satisfatório nas provas que exigem o domínio de conhecimentos jurídicos e também na atuação forense.


Nesse cenário, ESINF foi desenvolvido para trazer aos profissionais do Direito em geral, uma proposta inovadora de estudo dos informativos de jurisprudência. Com o ESINF sugere-se uma forma mais prática e eficiente de estudar tais informativos.


O ESINF apresenta, assim, BOLETINS SEMANAIS, com acesso livre e gratuito , com todos os julgados divulgados pelos Tribunais Superiores em seus respectivos informativos, cuidadosamente separados por matéria e destacadas as partes mais importantes com marca-texto. Os informativos do STF e STJ são disponibilizados em um boletim único desde fevereiro de 2010, sendo que os demais tribunais encontram-se disponíveis em boletins semanais individuais desde fevereiro de 2012. 

ATENÇÃO: Excluem-se dos boletins semanais apenas as notícias dos julgados do STF em que houve pedido de vista por algum Ministro, já que o caso não foi definitivamente decidido pela Corte, assim como as ementas do Clipping do DJ que se referem a julgados já divulgados em Informativos anteriores. Também são excluídas as ementas de acórdãos publicados no DJ, o destaque e os julgados do STF publicados nos informativos do TSE.


Pensando na facilitação da revisão dos julgados mais importantes, especialmente em véspera de provas, o ESINF apresenta, também, um BOLETIM MENSAL que desempenha importância ímpar no processo de aprendizado, pois tem como objetivo separar e sistematizar apenas  aqueles julgados que tiveram maior destaque no decorrer de cada mês, seja por conterem matéria inédita, por espelharem uma mudança de posicionamento do tribunal ou simplesmente por apresentarem uma probabilidade muito grande de serem cobrados em concursos públicos.


Mas não é só. O ESINF também oferece aos seus usuários BOLETINS MENSAIS EM ÁUDIO (no formato mp3), com um resumo das ideias centrais dos principais julgados de cada mês, e um BOLETIM SEMESTRAL . Para saber como gravar os arquivos em áudio no seu computador ou para ouvir amostras de julgados em áudio, clique aqui.


No BOLETIM SEMESTRAL o usuário terá, num único documento, os principais julgados do semestre dos Tribunais Superiores, separados em capítulos de cada disciplina jurídica, com os principais trechos destacados . Alguns julgados conterão comentários (notas explicativas) e, ao final de cada capítulo, haverá um resumo das ideias centrais dos julgados selecionados, para que o leitor possa rever, em poucos minutos, as questões mais importantes para provas de concursos. O BOLETIM SEMESTRAL  apresentará, ainda, separadamente, todos os julgados de repercussão geral  e de recursos repetitivos , além dos enunciados comentados da súmula dos Tribunais Superiores, publicados no semestre e questões de prova (com gabarito) inspiradas nos julgados selecionados.


Importante destacar, também, nossa ferramenta de FILTRO DE INFORMATIVOS, com a qual nosso leitor pode, facilmente, fazer pesquisas de julgados por palavras-chave, por matéria ou mesmo por tribunal , gerando um boletim único com os padrões por ele selecionados. Além disso, poderá o leitor selecionar aleatoriamente quaisquer julgados e criar um BOLETIM PERSONALIZADO, que ficará permanentemente disponível na parte administrativa do usuário (para saber mais, clique aqui).


E cada boletim do ESINF (semanal, mensal, semestral ou personalizado) poderá ser convertido em formato PDF, de maneira que o leitor possa imprimi-lo ou salvá-lo em seu computador. Com isso, o leitor poderá acessar seu boletim a qualquer hora e em qualquer lugar: no computador, no celular ou no tablet. Para saber como personalizar seus boletins em PDF, clique aqui.


Como complemento ao estudo dos informativos, no site do ESINF o amigo leitor também encontrará notícias, dicas, inovações legislativas, súmulas comentadas (publicadas a partir de fevereiro de 2010), e uma seção com textos de apoio para aprofundamento do tema exposto em alguns julgados mais relevantes. 


O usuário também poderá participar diretamente do estudo dos julgados, manifestando a sua opinião por meio de comentários a cada julgado relacionado no site. Assim, estimula-se o debate e o estudo em grupo, de forma mais interativa e divertida.


Nossa intenção é, portanto, dispor aos nossos leitores uma forma otimizada, sistematizada e definitiva de estudo dos informativos de jurisprudência com a revisão periódica e constante dos principais julgados, inclusive com a análise comparativa dos posicionamentos de cada Tribunal sobre um mesmo tema.


Dessa forma, espera-se que nosso leitor tenha acesso a uma ferramenta de estudo e de ágil consulta da jurisprudência dos tribunais superiores que se encontram em incessante transformação, mantendo-se sempre atualizado com as questões jurídicas mais polêmicas.


Esta é a nossa proposta. Acesse nosso vídeo de apresentação e veja como utilizar as principais ferramentas em nosso site.


Estaremos sempre abertos a críticas e sugestões. Acesse o nosso link de contato e fale diretamente conosco.


Desejamos a todos bons estudos!

 

Equipe ESINF